Bem-vindo ao distrito Guaianases
Este distrito situado na Zona Leste abrange os bairros de:
- Cidade Popular
- Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek
- Guaianases
- Jardim Aurea
- Jardim do Divino
- Jardim Marilena
- Jardim Marpu
- Jardim São Carlos
- Jardim São Domingos
- Jardim São João
- Jardim São Paulo
- Jardim São Paulo Novo
- Jardim São Paulo Velho
- Jardim Soares
- Parque Central
- Vila ABC
- Vila Aurea
- Vila Bela Vista
- Vila Buenos Aires
- Vila Cosmopolita
- Vila Marilena
- Vila Popular
- Vila Princesa Isabel
- Vila Roseira
- Vila Santa Cruz
- Vila São Geraldo
- Vila São José
- Vila Solange
- Vila Zefira
História: Distrito Guaianases
A formação do bairro de Guaianases é a mesma de Itaquera. Nasceu de um aldeamento indígena e do esforço dos jesuítas em catequizar.Dormiu em berço esplêndido até o início do séculoXX, quando houve a extinção total dos índios e o aldeamento acabou, em 1920. As terras logicamente forma “passadas”para brancos particulares.
No início, o local tornou-se parada e pousada de viajantes e, como sempre, uma igreja foi erguida, dessa vez em homenagem a Santa Cruz do Lajeado, nome pelo qual ficou sendo conhecida a localidade. Foi crescendo lentamente com a instalação de diversas olarias nas imediações e com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Norte.
A partir dos anos 1940 o bairro se tornou cada vez mais populoso, e em 1948 recebeu oficialmente o nome de Guaianases – a tribo que habitava o local. A grande população e a falta de indústrias deram a Guaianases a fama de bairro-dormitório.
Nos anos que se seguiram nasceu mais um pequeno bairro, o Jardim Guaianases, que, a exemplo da sede do distrito, era o retrato da carência e do esuqecimento. E não era para menos: esses loteamentos foram executados por pequenas empresas, sem nenhum planejamento.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano