Bem-vindo ao distrito Pedreira
Este distrito situado na Zona Sul abrange os bairros de:
- Balneário Mar Paulista
- Balneário São Francisco
- Conjunto Residencial Ingai
- Eldorado
- Guacuri
- Itatinga
- Jardim Aparecida
- Jardim Apurá
- Jardim Clélia
- Jardim Domitila
- Jardim Guacuri
- Jardim Itapura
- Jardim Nastari
- Jardim Pedreira
- Jardim Rubilene
- Jardim Santa Teresinha
- Jardim Santa Terezinha
- Jardim Selma
- Paque Dorotéia
- Parque Bandeirantes
- Parque Primavera
- Pedreira
- Praia Leblon
- Sete Praias
- Vila Babi
- Vila dos Andradas
- Vila Guacuri
- Vila Missionária
- Zavuvus
História: Distrito Pedreira
Grande parte do distrito de Pedreira fica às margens da Represa Billings. São vilas, favelas e bairros que foram se formando ao longo de mais de meio século. Como não poderia deixar de ser, o nome Pedreira vem das imensas pedreiras que sempre existiram nas imediações – já em 1939, a região era conhecida por este nome.
Construída nos anos 1920 pelo engenheiro norte americano Asa White Kenney Billings, a Represa Billings é uma das maiores reservas de água potável. Situada na região metropolitana da Grande São Paulo, é um reservatório de 9,8 bilhões de litros de água, com 127 km2 de superfície abrangendo terras de vários municípios.
Corria o ano de 1924. São Paulo experimentava sua primeira crise do suprimento de energia elétrica da historia em razão de uma seca severa que assolava a Região Sudeste do Brasil. A usina hidrelétrica de Santana do Parnaíba (atual Edgar de Sousa), com seus 16MW instalados, não supria a crescente demanda do setor industrial que se instalava nos arredores de São Paulo.
Foi então que o engenheiro Billings propôs um dos mais criativos planos de aproveitamento hidrelétrico da época. Por meio de um conjunto de obras de engenharia, tornou-se possível a reversão das águas dos rios Tietê e Pinheiros para a vertente oceânica da serra do Mar, em cujo sopé se instalou a Usina Hidrelétrica de Cubatão, com 35 MW.
A energia disponibiliza por esta usina permitiu o crescimento econômico da região, transformando São Paulo no maior pólo industrial da América Latina.
A Usina de Cubatão sofreu sucessivas ampliações, mudou de nome para Henry Borden e dispõe de 887MW, potencia suficiente para abastecer continuamente as necessidades de uma cidade de 2 milhões de habitantes.
O distrito de Pedreira é um grande paradoxo: a beleza da grande represa leva aos vendedores de loteamentos clandestinos a dar nomes pomposos a suas pobres vilas: Balneário Paulistano, Praia Leblon e Sete Praias, entre outros.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano